terça-feira, 5 de abril de 2011

Quem é você para julgar os outros?

Bom encontrei este artigo na minha bíblia no livro de Mateus quando Jesus fala sobre julgar os outros e achei bem interessante. Ele foi escrito por Paul Copan. O título é este mesmo do post.


Quem é você para julgar os outros?
"Indiscutivelmente, Mateus 7:1 é o versículo da Bíblia citado com mais frequência hoje em dia: Não julgueis, para que não sejais julgados. Ele foi distorcido, para significar que não podemos dizer que a ação ou o modo de vida de alguém é errado. Contudo, quando alguém diz: não julgueis, está julgando você por julgar outra coisa. Você agiu mal, ao dizer que alguém agiu mal!
Está claro, não podemos deixar de fazer juízos morais. Além disto, no mesmo contexto do versículo tão citado, Jesus fez um juízo moral, sobre certas pessoas, usando metáforas sobre "cães" e "porcos" Mt 7:6, enfatizando que não devemos continuar a apresentar a graça de Deus aos que persistentemente zombam e ridicularizam. Em certo ponto, devemos sacudir o pó dos nossos pés e passar para os mais receptivos (Mt 10:14, At 13:51). Por outro lado, Jesus ordenou: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" Jo 7:24, ênfase do autor.
Como podemos solucionar esta tensão aparente? Observando o espírito em que fazemos o juízo. Nós pensamos que somos superiores (a atitude que Jesus condenou) ou estamos avaliando ações ou atitudes com um espírito de humildade e interesse, reconhecendo as nossas próprias fraquezas (1Co 10:13; Gl 6:1)? Em Mateus 7:5, Jesus disse-nos que devemos, primeiramente, examinar a nós mesmos (tirar a trave de nosso olho), para que possamos ajudar nosso irmão ou irmã (tirar o argueiro do seu olho). Assim, aqui há um problema que deve ser tratado- mas somente depois do autoexame. O tipo errado de juízo é condenar. O tipo correto de juízo é avaliar apropriadamente as questões morais (ou doutrinárias) com uma atitude útil e humilde. ( Em 1 Co 5:5, julgar- até mesmo excomungar- é necessário por causa do comportamento sexual vergonhoso e inapropriado de um membro da igreja). Nós devemos tratar os outros de maneira como gostaríamos de ser tratado, pensando, Vou fazer isto pela graça de Deus.
Assim, quando você estiver discutindo com alguém o tema julgar, esclareça primeiro o que você quer dizer com a palavra julgar. Isto pode servir como o contexto para esclarecer os tipos certo e errado de juízo. Além disto, devemos tomar o cuidado para evitar a mentalidade "quem sou eu para dizer que Fulano está errado?". Não podemos deixar de fazer juízos morais, nem podemos escapar a eles- para que não declaremos que é errado dizer que outra pessoa está errada!

Nenhum comentário: