domingo, 30 de outubro de 2011

Hurricane- Bob Dylan

 Retirado da wikipedia:


"Hurricane" é uma canção de protesto de Bob Dylan co-escrita com Jacques Levy, sobre a prisão indevida de Rubin "Hurricane" Carter. Ele descreve os alegados atos de racismo contra Carter,[1].

Hurricane foi surpreendido pela polícia quando andava de carro com amigos, sendo preso por um crime do qual anos mais tarde seria inocentado. Na prisão viu sua carreira de boxeador ir por água abaixo, sendo que era o favorito ao cinturão de Peso Médio do ano de 1966, isso aos 29 anos de idade. Junto com seu amigo John Artis foi condenado pelo homicídio de três pessoas em um bar da cidade. Duas testemunhas no local do crime confirmaram os dois como os autores do triplo assassinato (porém há suspeita de perseguição racial). Artis passou 15 anos na cadeia antes de obter sua liberdade. Rubin Carter fica preso até 1985, quando graças à retirada do processo e a anulação da pena, é solto[1].
Quase trinta anos depois, em 1993, recebeu o Cinturão de Campeão de Peso Médio do Boxe. O episódio foi eternizado na música Hurricane, de Bob Dylan.
Também há um filme sobre sua vida chamado The Hurricane, protagonizado por Denzel Washington, numa antológica versão adaptada ao cinema.

Biografia

Dylan inspirou-se a compor a canção depois de ler a autobiografia de Carter,The Sixteenth Round, que Carter tinha criou para "African-American Civil Rights Movement (1955-1968)", um movimento Afro-americana para conquista de direitos civis ocorrido entre 1955 e 1968.

Julgamento

Carter e um homem chamado John Artis foram acusados e julgados por triplo homicídio qualificado pelo ocorrido em Lafayette Grill localizado em Paterson, New Jersey, em 1966. Carter e Artis foram acusados pelo crime, motivados por racismo. Nos anos do julgamento, foram verificados diversas inconsistências nas acusações e controvérsias por parte da acusação.
###Vale a pena

Nenhum comentário: