segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Jesus era casado??


O vídeo abaixo, aborda abertamente a idéia de que Jesus teria ou não sido casado. Como mais uma vez surgem notícias de evangelhos apócrifos, e também no ano de 2011 surgiu um fragmento escrito em linguagem cópta arcaica, apresentado pela Dra. Karen L. King. historiadora do cristianismo primitivo em Harvard.

A notícia com certeza repercurtiu e continua trazendo comentários, leia na íntegra aqui.
Então, partindo da mesma premissa do vídeo com o teólogo e arqueólogo, Rodrigo Silva, que toda afirmação dever ser digna de exame e passar pelo crivo da verdade!
Assim, não rejeitamos a suposição, até porque (como o vídeo mostrará) ela não traria nenhum prejuízo ao cristianismo, ou a figura messiânica de Cristo.
No entanto, precisamos avaliar ponto a ponto todas as provas favoráveis ou desfavoráveis, para que qualquer um possa tirar suas conclusões livre de qualquer “pré-conceito”.

O vídeo então vai trazer vários argumentos à baila, faço portanto uma síntese:
O relato de Clemente de Alexandria por volta do ano 235 d.C., respondendo a um grupo de dissidentes de Cristo, que usavam o argumento de que como Cristo havia sido celibatário os cristãos todos, também deveriam ser:
“Alguns, dizem firmemente que o casamento é uma fornicação e ensinam que ele foi introduzido pelo demônio no mundo. Estes mesmos arrogantes afirmam estarem imitando o Senhor, que nunca se casou nem possuiu qualquer coisa neste mundo, eles alardeiam assim que entendem o evangelho melhor que outros.”


“Só o fato de terem de escrever sobre isso demonstra que já no segundo século, pouco tempo depois do período apostólico existiam cristãos inventando a hipótese de que o mestre teria sido casado.”

Em todo novo testamento bíblico, a questão matrimonial de Cristo não é abordada,  todos evangelhos trazem riquezas de detalhes da vida de Jesus, bem como sua família, mãe e irmãos, bem como seus feitos; mas não relata em nenhum momento nada sobre sua vida matrimonial! De forma que, os mais variados autores argumentam da seguinte maneira:

1- Jesus não era casado e não havia necessidade de indicar isso.
2- Jesus era casado e não havia necessidade de indicar isso.

Contudo, na cultura judaica o casamento era tido como uma dádiva de Deus, tido como algo natural para todo ser humano adulto; assim, também a idéia do sexo para eles não era considerado pecado ou algo ruim, diferenciando do pensamento que dominou na idade média.
O contraponto, é, dizer que todo judeu adulto na época de Cristo era casado é um erro, pois mesmo na época de Jesus já existiam pessoas que eram celibatárias quem afirmava isso era Fílon de Alexandria e Flávio Josefo dois famosos autores judaicos do primeiro século (50 d.C.).


“Se vemos que até mesmo os conflitos que Jesus teve com sua família, questões como por exemplo, "nem sua família inicialmente acreditava nele" (questões estas constrangedoras); de forma escancarada na bíblia, por que a bíblia haveria de silenciar quanto ao fato de ele ser ou não casado?!”


“Mesmo nos evangelhos apócrifos, que foram escritos muito tempo depois até mesmo da data do papiro descoberto pela Dra. Karen, e são evangelhos de autoria questionada; não falam abertamente que Jesus era casado, eles até dão a entender esta idéia mas não falam abertamente.”

Enfim, tirem suas conclusões.

“...pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.” 1 Tm 4:2-5

Nenhum comentário: