terça-feira, 8 de abril de 2014

Porque nos batizamos: O ponto de vista bíblico a respeito do Batismo.



O que é o batismo?
Biblicamente o batismo representa uma aliança assumida individualmente pela pessoa e publicamente perante as pessoas, de que o indivíduo crê em Jesus como seu Senhor e Salvador. Nada mais é do que, um pacto com Deus e com as pessoas, de que você assume o compromisso de seguir a Bíblia e os ensinamentos de Jesus.
O evangelho de Marcos em seu capítulo 16 versos 15 ao 16, traz o mandamento deixado por Jesus aos apóstolos, conhecido como a grande missão:

“ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Assim, o mandamento deixado por Jesus é este, que, aquele que entende a aliança, e deseja em seu coração assumir o compromisso sério com Deus de segui-lo é chamado de crente em nosso Senhor Jesus Cristo, podendo ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Quem pode ser batizado?
Para responder esta pergunta vamos avaliar a história encontrada na Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos 8: 35-38, a história de Filipe e o Eunuco etíope.

“Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”
O contexto principal da história é a aceitação e confissão de fé feita pelo etíope. Assim, a única necessidade para o batismo é a compreensão e o ato voluntário de expressar a sua vontade em seguir a Jesus Cristo e seus ensinamentos.

O Batismo é garantia de ir para o céu, ou da salvação?
Em nenhum ponto da Bíblia encontramos essa teoria, ou esta idéia, assim o batismo não é a salvação. Mas aquele que foi salvo, assume o compromisso de se batizar.
A bíblia em vários textos deixa bem claro que a salvação se dá por meio de crer em Jesus como seu salvador e Senhor, arrependendo-se dos seus pecados e entregando sua vida a ele. Como fazemos isso?
Romanos 10:9-10
“Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.”

Mas e como ficam os bebês?
Sigamos o exemplo de Jesus, ele não foi batizado quando criança; e sim quando já era adulto por João Batista (conforme Mateus 3) ele deu o exemplo de como era e deveria ser feito o batismo.
O que Maria e José fizeram com Jesus quando ele nasceu foi apresentá-lo no templo, no Evangelho de Lucas 2:22-23:

“...Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor.
Pois está escrito na Lei do Senhor: “Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor.”
Quanto aos pequeninos, Jesus deixou bem claro que é deles o reino dos céus, ou seja, enquanto pequenos eles são pertencentes a Deus. A criança não tem entendimento, mas Deus os protege e os ampara.
Marcos 10:14 “ Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque deles é o Reino de Deus.”

Nenhum comentário: