sábado, 7 de agosto de 2010

O GPS!

Final de semana retrasado fui ao Paraguai, que programa de tribo, não só de índio. Mas teve algumas pequenas coisas que não pude deixar de observar e claro tinha q comentar.
Fui com meu cunhado e sua namorada e a Jé, de carro, viagem longa muitoooo longa.
Saímos de Passo Fundo as 21:45 e seguimos o rumo de Erechim onde estava a Débora namorada do Maurício, enfim, dali já partimos seguindo com GPS. E é deste utilitário que quero falar um pouco.
Na viagem fomos alternando um pouco na direção, até que chegou minha vez, isso lá por umas 3 ou 4 horas da manhã, não podia ser melhor né, peguei o pior trecho!
O trecho entre Pranchita e Pérola D'Oeste, primeiro começou a chover, segundo o asfalto tinha fugido dali, maravilha né pois furaram dois pneus, uns 3 ou 4km antes de Pérola, aí eu dirigindo peguei um enorme buraco... que bom se fosse só um pneu mas foi 2!
Não parei ali pois fiquei pensando na hora se não seria algo que tinham colocado no asfalto de propósito mesmo!
Andamos até onde tinha uma luz de uma casa próximo a estrada, trocamos um dos pneus e seguimos viagem até a cidade pra trocar lá, sendo que perdemos 3 horas até alguém acordar e trocar os pneus, pois dormem até tarde lá!!
Aí seguimos com o GPS blz! No entanto o que mais me surpreendeu foi na volta, eu não sei dos outros, o fato é que eu tenho memória fotográfica, eu sabia onde nós tinhamos passado mesmo a noite, mas os outros não faziam idéia, mesmo quando passávamos no centro de Chapecó por exemplo!
E ainda, como não iríamos voltar por Erechim, voltamos por Frederico W., mas daí ali tinhamos que pegar por Ronda Alta pra não ir até Carazinho.
Só que daí que deu confusão pq qdo entrávamos nas cidades o GPS apontava pra ir pelas perimetrais, só que as vezes as perimetrais eram péssimo estado ou onde tinha que dobrar era uma estrada de chão, ou não tinha estrada!
Meu cunhado: "o gps só aponta o caminho mais ou menos nós temos que ir indo", sendo que haviam placas!
Detalhe como se não bastasse ainda lá pelas tantas paramos num lugar pra analisar o gps, pois não sabíamos onde tinha q ter entrado, aí sugeri que pedíssemos informação pra alguém "Capaz meu querido, não precisa se tem o GPS!" huehuahsahuha
Bom o fato é que acabamos voltando por carazinho, eu acabei dormindo e o meu cunhado tbm, e quem dirigia era a Débora, só que ela não sabia tbm onde tinha que entrar enfim foi uma aventura, acabamos indo até Carazinho.
O que me surpreendeu nisso tudo, é o quanto a tecnologia, nos rouba interação social, nos rouba contato com as pessoas, é a internet, é o GPS, mas contato frente a frente, e mais, o simples observar das placas e derepente um mapa teria nos levado até lá e nos trazido de volta!
Para isso só bastava estar atento, perguntar para algumas pessoas. A internet neste caso tem o mesmo papel, hoje para você falar com alguma pessoa, você vai procurar no msn, vc não utiliza o telefone, ou vai até ela para conversar frente a frente. Falamos com pessoas na internet como se fossem eternos amigos, sem nunca sequer termos ouvido suas vozes, nem fazemos noção de quão graves ou agudas são suas vozes!
Ou seja, o GPS, é um utilitário muito bom? É! Mas não é algo que eu não vá conseguir viver sem, caso eu tenha que viajar!

Nenhum comentário: