sábado, 8 de agosto de 2009

Escolhas, "compre, faça, seja..."



Algumas vezes nos deparamos com situações com as quais não estamos preparados para agir, inutilmente tentamos por nossa própria força sair de problemas armados por nós mesmos. Pois tudo está infinitamente relacionado com a nossa escolha com a nossa reação, ela irá cursar o que acontecerá.


Diariamente nossa vida nos apresenta como se fossem cartas, caminhos, ou melhor opções, qualquer uma delas exprime a idéia de que temos que tomar uma atitude, optando por fazer determinada tarefa, ou não fazer, fazer bem feita, ou pela metade, rotineiramente fazemos escolhas baseado naquilo que acreditamos ser a melhor alternativa para nossas vidas. O que dizer então de um assassino, a escolha dele pode recair sobre alguma pessoa que no caso tem outros planos e tem a sua vida também e suas escolhas, o que dizer da pessoa que tem oportunidades muito boas na vida mas não as aproveita, trabalho, dinheiro, fama, festas baladas e afins.
De forma que todas nossas escolhas refletem nosso caráter, o julgamento daquilo que fazemos, usamos, com quem nos relacionamos, que atitude tomamos com determinadas situações demonstram nosso poder de pensar e julgar, visto um exemplo qualquer e simples como o de um jogo de futebol onde podemos jogar tranquilos, ou podemos perder a cabeça frente ao adversário que impõe certa provocação! Isto apenas demonstrará valores, aos quais você tem o dever de cultivar para que tenhas domínio próprio.
Mas e por que temos várias oportunidades? Várias escolhas? E por que por fim escolhemos aquilo que bem entendemos? Existe alguém nos obrigando a fazer algo ou deixar de fazer?! De fato a resposta é não. Temos comprovadamente um livre arbítrio, podemos escolher opções que podem nos trazer conseqüências boas ou ruins, este livre arbítrio é dado a qualquer ser humano. É nato, característica fundamental para entender o por que o ser humano comete tantos erros, a bíblia desta forma esta repleta de seres humanos, e por racionalidade com erros, com escolhas boas e ruins.
O ser humano em sua procura intensa em realizar sua vontade, esquece-se que existe um fabricante de tudo que vemos, e que o mesmo possui um manual auxiliar para eventuais escolhas e problemas que possam surgir. Ao longo da história vemos o ser humano procurando intensamente satisfazer sua vontade, no entanto sem orientar (ao menos) suas escolhas em Deus, e Deus permite ele não é ditador, ele claro acompanha para ver onde as nossas escolhas vão nos levar... "Vou trabalhar, trabalhar até conseguir bastante dinheiro..." "Vou ou não aquela festa?!", "Vou viver minha vida agora não preciso de Deus agora...", "Vou beber todas hoje!"
Deus consente!

Ele nunca interferirá, talvez até lhe proteja, de bater o carro após beber todas, de presenciar uma briga no meio de uma festa, ou até participar, de ficar rico e sentir ainda um vazio e cair nas drogas, ele não pode interferir e dizer não você não vai fazer isso de forma que então ele criaria robôs ao invés de seres pensantes!
“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine. 1ª Co 6:12
Deus está próximo sempre de você ele quer ajudar, quer lhe dar as dicas, pois ele sabe melhor que ninguém o caminho a ser traçado, basta de coração buscar a resposta as mais variadas escolhas que temos!

Nenhum comentário: